Fechar


Como citar o Documento identificado pelo URI <upn:EEU3D2:6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTda4> no seu documento em preparação, usando o padrão INPE (formato BibINPE)

Há duas formas de citar o Documento: por meio de um vínculo relativo* ou de um vínculo absoluto**.

1. Se seu documento for depositado em um dos Arquivos que suportam vínculos relativos, recomenda-se usar a seguinte forma de citação:

KUGA, H. K.; GUEDES, U. T. V. Cálculo de eclipses para órbitas elípticas. São José dos Campos: INPE, 1987. 47 p. URI: <upn:EEU3D2:6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTda4>. (INPE-4412-NTE/277). Disponível em: <upn:EEU3D2:6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTda4>.

2. Nos demais casos, utiliza-se a citação tradicional:

KUGA, H. K.; GUEDES, U. T. V. Cálculo de eclipses para órbitas elípticas. São José dos Campos: INPE, 1987. 47 p. URI: <upn:EEU3D2:6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTda4>. (INPE-4412-NTE/277). Disponível em: <http://urlib.net/upn:EEU3D2:6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTda4>.

A lista completa dos Arquivos que aceitam vínculos relativos pode ser consultada em: <upn:9HFNHE-:QABCDSTQQW/4E7MG35/federatedArchives.txt>. Nesta lista constam todos os Arquivos da rede IBI. Para criar o vínculo relativo, basta acrescentar o prefixo ./ à URI, escrevendo desta forma: <./upn:EEU3D2:6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTda4>. Esse prefixo substitui o protocolo (e.g., http) e o nome de domínio do resolvedor (e.g., urlib.net), tornando o vínculo mais estável.

* Vínculo relativo: omite o protocolo e o nome de domínio do resolvedor, o que garante sua persistência ao longo do tempo.

** Vínculo absoluto: inclui o protocolo e o nome de domínio do resolvedor, sendo suscetível a descontinuidade a longo prazo.

*** URI: identificador uniforme de recurso (do inglês Uniform Resource Identifier).

Como Fazer a Citação no Texto (por autor/ano)

... como proposto por Kuga e Guedes (1987).
... pode ser encontrada na literatura (KUGA; GUEDES, 1987).



Fechar