Como citar o Documento identificado pelo URI <upn:EEU3D2:6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTCyf> no seu documento em preparação, usando o padrão INPE (formato BibINPE)
Há duas formas de citar o Documento: por meio de um vínculo relativo* ou de um vínculo absoluto**.
1. Se seu documento for depositado em um dos Arquivos que suportam vínculos relativos†, recomenda-se usar a seguinte forma de citação:
BARRETTI, M. S.; ADABO, P. Sintetizadores de frequÊncias de microondas de baixo ruído de fase. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC), 35., 1983, Belém. (campo ausente ou vazio: 'booktitle') 1983. (INPE-2796-PRE/358). Disponível em: <upn:EEU3D2:6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTCyf>.
2. Nos demais casos, utiliza-se a citação tradicional:
BARRETTI, M. S.; ADABO, P. Sintetizadores de frequÊncias de microondas de baixo ruído de fase. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC), 35., 1983, Belém. (campo ausente ou vazio: 'booktitle') 1983. (INPE-2796-PRE/358). Disponível em: <http://urlib.net/upn:EEU3D2:6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTCyf>.
† A lista completa dos Arquivos que aceitam vínculos relativos pode ser consultada em: <upn:9HFNHE-:QABCDSTQQW/4E7MG35/federatedArchives.txt>. Nesta lista constam todos os Arquivos da rede IBI. Para criar o vínculo relativo, basta acrescentar o prefixo ./ à URI, escrevendo desta forma: <./upn:EEU3D2:6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTCyf>. Esse prefixo substitui o protocolo (e.g., http) e o nome de domínio do resolvedor (e.g., urlib.net), tornando o vínculo mais estável.
* Vínculo relativo: omite o protocolo e o nome de domínio do resolvedor, o que garante sua persistência ao longo do tempo.
** Vínculo absoluto: inclui o protocolo e o nome de domínio do resolvedor, sendo suscetível a descontinuidade a longo prazo.
*** URI: identificador uniforme de recurso (do inglês Uniform Resource Identifier).
Como Fazer a Citação no Texto (por autor/ano)
... como proposto por Barretti e Adabo (1983).
... pode ser encontrada na literatura (BARRETTI; ADABO, 1983).