%0 Report %@holdercode {isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S} %3 4338.pdf %9 RPQ %X An important problem that appears when designing an artificial satellite attitude control system using the DRF (Derived Rate Feedback)controller is its gas consumption at limit cycle. This problem is solved: the gas consumption is calculated analytically and numerically either in the absence or in the presence of external torques. The numerical results agree with the analytical predictions perfectly. The effects of many system parameters on such gas consumption are analyzed through illustrative plots. They provide important background for designing those systems. The work also models the fluid system (which manipulates the gas)more precisely than in the available references to date, arriving at simple but useful models for the present calculations.Um problema importante que surge por ocasião do dimensionamento de um sistema de controle de atitude de satélites artificiais usando o controlador ""DRF"" (""Deruved Rate Feedback"")é o seu consumo de gás em fase de ciclo-limite. O presente trabalho resolve este problema: calcula analítica e numericamente tal consumo de gás tanto na ausência como na presença de toques externos. Os resultados numéricos concordam inteiramente com os previstos analiticamente. São analisadas as influências de vários parâmetros do sistema de controle de atitude sobre tal consumo de gás através de gráficos ilustrativos. Estes provêem um subsídio importante para o dimensionamento daqueles sistemas. O trabalho também modela o sistema fluido (que manipula o gás)de uma forma mais precisa que as referências até então disponíveis, chegando a modelos simples, mas bastante úteis, para os cálculos em questão. %@ INPE-4338-RPE/553 %T Estimação do consumo de gás de um sistema de controle de atitude de satélites artificiais (utilizando "drf")em fase de ciclo-limite %K ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAL, SPACECRAFT DESIGN, TESTING AND PERFORMANCE, controle de atitude, estabilização ativa, controlador DRF, atuador, consumo de gaïs frio, ciclo limite, feedback control, fuel consumption, gases, satellite attitude control, artificial satellites, fuel systems, mathematical models, torque. %P 172 %@usergroup administrator %@group INPE-BR %C São José dos Campos %F 5665 %2 sid.inpe.br/iris@1905/2005/07.27.04.10.32 %I INPE %4 sid.inpe.br/iris@1905/2005/07.27.04.10 %@documentstage not transferred %D 1987 %A Hashioka, Mauro Hissao, %A Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e, %@area ETES